Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -100,000% 0 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro -100,000% 0 pts
Veja Mais

Dados do Brasil e dos EUA movimentam mercados nessa semana; veja notícias

Dados do Brasil e dos EUA movimentam mercados nessa semana; veja notícias

O Ibovespa se estabilizou na casa dos 70 mil pontos ao longo dessa semana, enquanto economistas esperam juros mais baixos no Brasil

SÃO PAULO – Esta semana foi marcada por dados econômicos importantes tanto no cenário doméstico, quanto nos EUA. Apesar de ter começado sob o medo de uma nova crise envolvendo a Coreia do Norte, as principais bolsas mundiais conseguiram reagir positivamente. Leia, na sequência, o resumo com as notícias mais importantes da semana feitas pelo FinNews em parceria com a Portofino Investimentos.

Quer aprender a investir no exterior? Confira estes dois módulos grátis e faça seus investimentos

Brasil

Ibovespa encerra agosto acima dos 70 mil; o que sustenta esse patamar?
As notícias de uma rodada de privatizações envolvendo, entre outros ativos, a Eletrobras, a Casa da Moeda e o Aeroporto de Congonhas animaram o mercado neste mês de agosto, permitindo que o Ibovespa tenha conseguido se estabilizar acima dos 70 mil pontos. No entanto, o que sustenta esse patamar? Com um cenário eleitoral bastante incerto e sem a aprovação da reforma da previdência até o momento, a Portofino Investimentos crê que fica muito difícil acreditar que esse seja, hoje, um patamar sustentável para o mercado de ações no Brasil e indica cautela.

PIB do Brasil tem resultado acima do esperado
O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil conseguiu surpreender o mercado positivamente no segundo trimestre de 2017. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira conseguiu produzir R$ 1,639 trilhão no período, avançando 0,2%. O destaque no trimestre ficou com o consumo das famílias e com o setor de comércio, enquanto a indústria puxou o percentual para baixo. No acumulado dos últimos doze meses, a economia brasileira ainda cai 1,4% em relação aos doze meses anteriores.

Economistas enxergam corte de juros mais agressivo no Brasil
A semana começou com a chegada do novo boletim Focus do Banco Central e a expectativa de que a Selic termine este ano em 7,25% ao ano. O levantamento, feito com diversos economistas de instituições financeiras que atuam no Brasil trouxe a expectativa de um corte mais agressivo. Anteriormente, esperava-se que a taxa básica de juros chegasse a 7,5% no final deste ano, sendo que, atualmente, ela está em 9,25%. A previsão para a inflação no país nesse ano também recuou, indo a 3,45%, sendo que a meta é de 4,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima.

Internacional

Economia dos EUA apresenta sinais mistos ao longo da semana
Vários dados importantes referentes à economia americana foram divulgados nesta semana. Entre os destaques, aparece a segunda revisão do PIB do país referente ao segundo trimestre de 2017. As estimativas feitas pelo departamento de comércio do país elevaram o avanço da economia dos EUA de 2,7% para 3% no período. Por outro lado, a criação de empregos no mês de agosto frustrou Wall Street. Foram criados, no mês, 156 mil vagas, contra expectativa de um número entre 170 mil e 180 mil. A taxa de desemprego, por sua vez, oscilou de 4,3% para 4,4%.

Mundo volta a se assustar com ameaça da Coreia do Norte
Na manhã da terça-feira (29), a população do Japão acordou assustada com a ameaça de um míssil sobrevoando o norte do país. O lançamento, feito pela Coreia do Norte, é mais um episódio da narrativa de ameaças da ditadura asiática que vem balançando o cenário geopolítico instável. Os mercados mundiais chegaram a balançar com o susto, mas a resposta firme e sóbria da Casa Branca foi suficiente para trazer calmaria às bolsas e os principais índices americanos conseguiram fechar agosto no terreno positivo.

Dê a sua opinião!

0 0
Foto de perfil de Leonardo Uller
Escrito por
Jornalista econômico vencedor do prêmio Especialistas da revista Negócios da Comunicação no setor Financeiro em 2015. É o editor responsável pelo FinNews. E-mail: leonardo.uller@finnews.procoders.com.br

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.