Na semana passada, o presidente americano decidiu expulsar diplomatas após acusações de que o Kremlin teria interferido na eleição no país
SÃO PAULO – O avião trazendo os 35 diplomatas expulsos dos EUA já pousou na Rússia, aponta a mídia do país. O avião que levava os funcionários do governo russo e suas famílias pousou em Moscou às 2h05 da manhã no horário local (20h05, no horário de Brasília) desta segunda-feira (2) após ter decolado em Washington no domingo (1).
Na semana passada, o ministro das relações exteriores da Rússia havia sugerido ao presidente Vladimir Putin que o país expulsasse 35 diplomatas americanos em retaliação. O governante, no entanto, recusou a proposta e disse que retomará a relação com os EUA após a posse do presidente eleito Donald Trump.
Entenda o caso
Todo o caso começou após acusações americanas de que o governo russo havia interferido no pleito no país, com ataques de hackers de modo a favorecer o republicano Donald Trump contra a democrata Hillary Clinton. O Kremlin, no entanto, refuta veementemente as acusações.
Antes da decisão de Obama em expulsar os diplomatas, Putin já havia criticado o governante americano, ao declarar que ele, como democrata, deveria saber perder com classe. Donald Trump já mostrou, mais de uma vez, ter uma plataforma muito mais favorável à Rússia do que a de seu antecessor.