Dow Jones 0,061% 22.660 pts
S&P 500 -0,261% 2.545 pts
Nasdaq -100,000% 0 pts
Ibovespa -0,284% 85.135 pts
Dólar R$ 3,315
Euro -100,000% 0 pts
Veja Mais

Seus investimentos estão preparados para a chance de uma volta de Lula ao Planalto?

Seus investimentos estão preparados para a chance de uma volta de Lula ao Planalto?
(Shutterstock)

Caso isso venha a se concretizar, certamente o dólar deverá se valorizar e o Ibovespa cair com força

Se enganam aqueles que pensam que os reflexos de uma eleição presidencial só acontecem no ano da mudança. Vivemos hoje o “risco Lula” e é sobre esse temor que quero escrever essa minha coluna de hoje. Imaginem só como seria o cenário caso o ex-presidente Lula, líder do PT e responsável por tutelar a ex-presidente Dilma, que por sua vez quase quebrou o país, volte ao poder? Réu em cinco processos penais e citado em diversas outras investigações, em um pais onde a memória das pessoas parece ser muito curta, pode sim sair vencedor e é iminente esse risco.

Quer aprender a investir no exterior? Confira estes dois módulos grátis e faça seus investimentos

Os últimos anos de governo PT foram devastadores para a economia brasileira. Entre mensalão, petrolão e Lava Jato o governo perdeu o controle sobre a corrupção e conseguiram ampliar profundamente o rombo nas contas públicas. Aqui se gasta mais do que arrecada e a conta definitivamente não fecha! O Brasil viveu um dos piores momentos de sua história, teve uma grave recessão em 2016 com o PIB recuando 3,6% e pela primeira vez todos os setores da economia se contraíram dentro de um ano. Quais as consequências da volta do Lula para o nosso dinheiro?

Operar e investir seus recursos no Brasil significa se expor a esse risco. Seu dinheiro vai passar a ser afetado diretamente por notícias e especulações relacionadas às eleições de 2018. Porém, a concretização da reeleição do Lula vai ser algo tardio, que o mercado já terá assimilado e os preços já terão reagido. O mercado responde e precifica a vários dados e informações que ainda não são conhecidos do grande público e quando o fato se torna concreto muitas vezes já é tarde. Devemos nos preparar antecipadamente a diferentes cenários futuros. Assim como pudemos vivenciar um intenso “rali do impeachment” antes do afastamento de Dilma sem que nada ainda fosse concreto provavelmente, iremos mergulhar no curto prazo no “rali das eleições 2018”.

Só nos resta então, mitigar aquilo que está por vir, nos protegendo fora do país. Leitor, de antemão, sugiro que aloque parte de seu patrimônio em uma conta de investimentos no exterior. Diversifique 20% dos seus recursos em estratégias que podem ser montadas em moedas estrangeiras infinitamente mais fortes que o real, como é o caso do dólar e do euro, por exemplo. O mercado internacional de investimentos é gigantesco e está totalmente a disposição para nos resguardar dessa volatilidade toda que está por vir. É possível montar uma carteira bem conservadora, bastante diversificada em diferentes estratégias de investimentos, participando em diferentes setores da economia ou mesmo diferentes países do mundo. Adicionalmente a isso, e o mais interessante, é que se o cenário de uma volta de Lula ao poder se concretize, o dólar vai nas nuvens podendo ultrapassar a casa do R$ 4,00 e aí sua posição lá fora, por si só, vai ter um retorno excelente na valorização cambial. Você vai minimizar a perda do poder de compra dessa forma.

Reflitam sobre isso e o quanto antes se movimentarem nesse sentido melhor. Estamos a menos de um ano de um divisor de águas para os mercados financeiros brasileiros. É o famoso 8 ou 80. Doria ou Lula. Brasil mais perto da Venezuela ou mais perto do Chile?

Sergio Ferreirinha – CFP®

Dê a sua opinião!

2 0
Foto de perfil de Sérgio Ferreirinha - CFP®
Profissional experiente e habilitado em prestar consultoria nos investimentos onshore, offshore, risco, seguros, previdência, tributação, sucessão e ética. Conquistou as certificações CFP®, CPA-20 e PQO profissional da BM&FBovespa (B3).

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados *

Você também pode utilizar estas HTML tags e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Senha perdida

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.